Capacitar e formar jovens que estejam devidamente preparados para dar os primeiros passos no mercado de trabalho. Essa é uma das principais missões do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que por meio do programa Mais Aprendiz se dedica à formação técnica e humana de seus alunos. Como parte desse processo de formação, os alunos do programa em João Pessoa participaram, esta semana, de uma palestra que trabalhou a prevenção ao consumo excessivo de álcool.
Realizada em parceria com o Instituto Aliança, especializado em educação e desenvolvimento humano, a palestra fomentou entre os alunos do programa Mais Aprendiz um diálogo sincero sobre os riscos e as consequências que estão associados ao consumo excessivo de bebida alcoólica.
Com essa iniciativa, segundo o IEL, o Mais Aprendiz conseguiu sensibilizar não só os jovens aprendizes sobre a prevenção ao álcool, como também orientá-los para que sejam capazes de perceber possíveis sinais de alerta diante de situações de consumo excessivo ou dependência.
Outro aspecto importante abordado durante a palestra foi a apresentação de caminhos possíveis para que os jovens alunos possam auxiliar, em caso de identificação na família ou no convívio social, quem precisa de ajuda especializada em situações de dependência.
Ao trazer o assunto para a sala de aula, o IEL cumpre com a sua missão de formar não só jovens profissionais tecnicamente preparados para o exercício de suas funções no universo corporativo, como também cidadãos com habilidades socioemocionais, comprometidos com o bem-estar coletivo.
Texto/ Colaboração | Déborah Souza